quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Alunos comentam sobre liberdade de imprensa


A Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas (FAJORP) realizou no dia 22 de setembro a 4ª Semana de Jornalismo, na Universidade Metodista de São Paulo, sob o tema “200 anos de Imprensa no Brasil”. O primeiro dia do evento contou com a presença dos jornalistas: Laurentino Gomes - autor do livro “1808”, Eduardo Barão, da Rádio Band News FM e o professor Paulo Ramos (da Metodista).

O “Painel: 1808 Ano em que a Imprensa chegou ao Brasil” abordou o papel do jornalista nos últimos 200 anos. Discutiu a liberdade de imprensa, a transparência no cenário atual, a evolução dos jornais regionais e a revolução das idéias que eram reprimidas pela censura.

A estudante de jornalismo da Universidade Lívia de Melo, 20, assistiu ao painel. Ela disse acreditar que a evolução da imprensa nas últimas décadas é positiva, e hoje as pessoas têm acesso às mais variadas informações o que causa até dificuldade diante da diversidade de mídias.

Para Tamara Gaspar, 23, também aluna do curso de Jornalismo, a liberdade da imprensa depende do setor econômico. “Geralmente ela fica refém da economia ou do leitor e mesmo que um dia ela alcance a sua totalidade, será possível questionar se essa liberdade terá uma boa qualidade”.

Outra aluna do curso, Tatiana Pedros, 18, comparou a imprensa nacional com a estrangeira. “Se compararmos a imprensa brasileira com a imprensa do exterior, percebemos que existe a falta de transparência e os meios não expressam com clareza as suas opiniões”.

Texto
Angélica Boscariol, Elaine Cristina Alves dos Santos, Fernanda Vendramini, Francisca Rônia Barbosa e Nádia Cordeiro Machado

Nenhum comentário: