quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Jornalismo online também é jornalismo

Rodrigo Flores, gerente geral de notícias da UOL, Cuca Fromer, gerente de projetos editoriais do portal Terra e Ricardo Fotios, professor da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas, participaram, na manhã desta quarta-feira, 24, do último dia do 7º Encontro de Jornalismo Metodista. Os participantes debateram o tema Desafios do Jornalismo Online e proporcionaram ao público uma reflexão mais profunda sobre o tema.

O evento teve como intenção mostrar aos futuros profissionais um panorama atual da mídia digital, seus efeitos na sociedade e o que está sendo feito para melhorar a corrida existente por informações em tempo real.

Flores destacou a importância da flexibilidade do jornalista em relação as mídias existentes, reforçando que não é porque a informação está online que ela deixa de ser jornalismo. Lembrou também da importância de se obedecer a um dos princípios básicos da profissão: checar todos os lados de uma informação.

O jornalista ressaltou a importância dos vários mecanismos existentes hoje na internet para comportar o fluxo de informações. “Se juntássemos o UOL, Terra e outros portais eles não seriam a metade do que o Orkut (maior site de relacionamentos no Brasil) representa na internet brasileira.” E ainda brincou com a popularidade que o Orkut possui: “funciona como RG: todo brasileiro tem que ter email e Orkut”.

Segundo Flores, a internet é um instrumento para ampliação da participação popular em relação à informação. Ressaltou que a participação do público na notícia é feita desde sempre, porém a responsabilidade do apertar e publicar é exclusiva ao jornalista. Ao ser questionado a respeito dos erros nas informações publicadas, Flores foi objetivo ao dizer que qualquer um pode errar independente da mídia e formato usados, até mesmo sendo um especialista no assunto. Sobre os podcasts, o jornalista admite a importância da portabilidade da informação, do recurso de baixar o arquivo e poder ouvir em qualquer lugar. Por outro lado, ressalta que os podcasts não dão audiência.

Finalizando a palestra, o aluno do 2º semestre de jornalismo Johnny Gonçalves Silva, perguntou sobre a questão financeira dentro do jornalismo online. Flores comentou que é um ótimo negócio para os profissionais do ramo, pois criou novos empregos que antes não existiam. O negócio também é lucrativo para a empresa, pois a publicidade na internet cresce a cada dia, já passando a publicidade feita no rádio e quase ultrapassando a da TV a cabo.


Reportagem: Álvaro Perazzoli, Fabrício Cortinove, Lídia Wenhryniwskyj, Monique Mariana, Nivia Corrêa de Souza, Patrícia Macedo, Renan Vieira, Richard Pereira, Tatiana Brandão.
Texto: Anderson Figo, Monique Mariana, Nivia de Souza, Tatiana Brandão e Renan Vieira.
Fotos: Álvaro Perazzoli e Tiago Silva.

Nenhum comentário: