terça-feira, 23 de setembro de 2008

Duílio Fabbri Júnior

“O maior desafio para o jornalista é estar atualizado” diz o gerente de jornalismo da EPTV, que estará no 7°Encontro de Jornalismo da Universidade Metodista

Duílio Fabbri Júnior, 40, é gerente de Jornalismo e coordenador do núcleo dos jornais de rede das quatro emissoras EPTV (afiliada da Rede Globo) e professor da PUC-Campinas, FACAMP e UNIMEP.

Nascido em Araçatuba, interior de São Paulo, o jornalista começou sua carreira no rádio nas eleições de 1986. Também atuou como assistente de chefia de reportagem, chefe de reportagem, chefe de redação e editor de jornais de rede. “Já estou na profissão há 20 anos e não me arrependo. Eu a escolheria novamente, quantas fossem as minhas oportunidades de escolha”, disse Fabbri em entrevista concedida por email à reportagem.

O jornalista defende que deve existir um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. “Penso que uma pessoa completa precisa ser equilibrada e para isso lazer, família e profissão se complementam”. No seu tempo livre gosta de ir ao teatro, cuidar do seu aquário e nadar.

Para a leitura, Fabbri admite ser eclético. Aprecia a filosofia moderna do escritor André Comte-sponville e também livros de ficção como os de José Saramago, Gabriel Garcia Márquez, Nelson Rodrigues e Rui Castro.

Como professor da área de comunicação, Fabbri declara que “muitos alunos sabem operar equipamentos, mas têm pouca criatividade para usar bem essas ferramentas”. Para ele, a maior dificuldade dos jornalistas é estar bem informado.

Fabbri fez cursos de extensão em Roma e Boston. Escreveu o livro “A tensão entre global e local: Os limites de um noticiário regional na TV”, o qual discute a hierarquia de notícias regionais em relação às globais.



Carolina Neves , Daiany Andrade , Emanuela Freitas , Fabiana Costa,
Felipe Augusto , Guilherme Ribeiro , Jacqueline Pontes, Larissa Marçal
Rafael Peccioli

Nenhum comentário: