quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Profissionais da web discutem características do jornalismo online

Cuca F romer, gerente de projetos editoriais do Portal Terra Brasil, participou hoje do Painel de Desafios do Jornalismo Online, no 7º Encontro de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.

Ricardo Fotios, mediador da palestra, deixou clara a importância da internet com uma simples pergunta ao auditório: “Quem se informa prioritariamente pela internet?”. A maioria dos presentes se pronunciou.

Ao lado de Fromer, Rodrigo Flores, gerente geral de notícias do UOL, listou os maiores desafios da internet: interatividade, multimídia e edição. Para ele, quem define até onde vai a importância da notícia é o leitor. “A internet é infinita, mas a paciência do leitor é finita.”

Segundo Cuca, o jornalista deve ser multimídia e sua meta não é apenas conhecer os recursos, mas saber quando utilizá-los, dependendo do contexto da informação. “O que determina a forma é o conteúdo, não o contrário”, completou Flores.

Os palestrantes foram firmes ao defender o “jornalismo cidadão”. “As pessoas enxergam uma ligação que não existe”, disse Fromer ao explicar que a participação do leitor nos veículos não substitui o jornalista.

Questionada, após o evento, sobre o futuro do webjornalismo, respondeu com emoção: “Eu vejo vocês sentando no meu lugar, indo atrás de fontes, procurando sempre apurar informações, ‘fuçando’, entendendo melhor a internet e, acima de tudo, buscando de todo jeito fazer um jornalismo de qualidade”.

Clara de Moraes Hamasaki, Juliana Butolo Dutra, Lucas Thomaz de Agrella, Lucas Vinícius Biffi de Campos, Rafael Silva dos Santos, Shayane Agata da Rocha Servilha e Vinicius França de Souza Álvares Barreiras

Nenhum comentário: