quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Kotscho debate futuro da reportagem e blogs


A Universidade Metodista promoveu nesta terça-feira (23) um debate sobre os 200 anos de Imprensa no Brasil. Entre os convidados, estavam Ricardo kotscho, que abriu o tema da discussão: Reportagem X Informação em Tempo Real.

Durante a palestra, Kotscho foi questionado sobre a lei da obrigatoriedade do diploma. “Essa lei já mudou diversas vezes; Eu sou a favor das escolas de jornalismo, mas só a escola não forma um jornalista”.

No decorrer do debate, o convidado afirmou que a reportagem andou perigando, mas continua viva. Ele disse também que a mídia atualmente cobre o poder dos gabinetes. “A mídia está uma mesmice. Só fala de desgraças, violência e corrupção”.


Ao ser questionado sobre as mudanças na imprensa após o fim da ditadura militar, o jornalista declarou que hoje se a censura voltasse, não teria muito que cortar. “É claro que é melhor trabalhar com liberdade e democracia. Eu não sei se o jornalismo de hoje é melhor que o da ditadura, pois hoje é prato feito, as denúncias chegam prontas à redação, algo que eu acho preguiçoso”.

Atualmente Ricardo kotscho possui um blog chamado “O balaio do kotscho”, no qual escreve diariamente sobre temas diversos. “A imprensa está muito diversificada, existe de tudo no blog, inclusive ótimos jornalistas. O blog abriu espaço pra milhares de pessoas escreverem”, afirmou.

Kotscho encerrou o debate dizendo que não é o cargo que faz a função, e sim a função que faz um cargo e destacou a importância da ética no jornalismo. “A ética do jornalista é a mesma de qualquer profissão”.

Texto
Thays Lind, Karina Salviano, Lizandra Pavan, Juliana Pinto e Gislene Oliveira

2 comentários:

Unknown disse...

essa postagem foi a mais legal de todas!

Karina disse...

Foi muito legal!!!!