terça-feira, 23 de setembro de 2008

Painel discute chegada da imprensa no Brasil e radiojornalismo


O primeiro dia do 7º Encontro de Jornalismo começou nesta segunda-feira (22). O terceiro painel teve início às 20h, com o tema “1808 Ano em que a imprensa chegou no Brasil”. O evento se realizou na Universidade Metodista de São Paulo e contou com as participações do jornalista e autor do livro 1808, Laurentino Gomes, do chefe de redação da Band News FM, Eduardo Barão e com do jornalista e professor da própria Universidade, Paulo Ramos, como mediador.
Logo no início, Laurentino Gomes descreveu a chegada da Família Real no Brasil e a situação do Brasil Colônia. Ele destacou a importância do ano para o Brasil ele traçou uma linha do tempo contando as principais evoluções da imprensa até os dias atuais.

Dando continuidade ao painel, Eduardo Barão contou um pouco sobre sua trajetória desde a faculdade até a entrada no mercado de trabalho. Ele falou sobre o rádio no Brasil e sua abrangência afirmando que com o dinamismo deste veículo ele ainda é a forma mais fácil de obter informações. “O rádio passa a informação na hora, de forma ágil e direta, na correria do dia-a-dia as pessoas muitas vezes não têm tempo para se informar”, disse.

Após as apresentações, os dois convidados abriram o debate aos alunos. Foram discutidas questões sobre a ética jornalística e sobre as pautas encomendadas. Gomes descreveu esse tipo de pauta como aquelas que são feitas para favorecer alguém como um anunciante, um político ou um patrocinador. Outros temas importantes também foram discutidos como à importância do diploma e liberdade de imprensa.

Para finalizar o painel, os convidados ressaltaram algumas características importantes para a formação do profissional de jornalismo como escrever bem, ter iniciativa, identidade como veículo e curiosidade.

Texto
Ana Paula Rocha, Bruna Messias Lavrini, Bruna Souza Cruz, Erica dos Santos Brito, Jéssica Manhi

Nenhum comentário: