quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Rodrigo Flores: “Jornalismo é jornalismo. Seja ele feito na internet ou no papel”

Rodrigo Flores, 31, é gerente geral de notícias do UOL, a primeira empresa de sua carreira que não é de imprensa regional e na qual é responsável pela produção de hard news – as notícias quentes – e da edição do homepage do portal.

Formado pela Universidade de São Paulo, trabalha no portal desde 1999. Já passou pelas funções de redator e repórter de esportes, editor-assistente de economia, editor-assistente de jornais e revistas, editor de últimas notícias e âncora.

Para prender a atenção de leitores online em um portal de notícias são utilizadas estratégias narrativas como infográficos, álbuns de fotos, vídeos e links relacionados para quem deseja se aprofundar em determinado assunto. “O importante é ganhar a confiança do internauta. Esse ativo converte-se em fidelidade e audiência potencial”, afirma.

Quando questionado sobre a credibilidade das informações na internet, onde muitas vezes o que é publicado deriva de fontes secundárias e até mesmo de outros portais, afirmou que a UOL não se utiliza de fontes inseguras de informação, e deu o exemplo das agências de notícias, que mesmo não sendo fontes primárias, conferem credibilidade às informações divulgadas.

Em relação aos novos jornalistas, Rodrigo Flores acredita que é importante a conclusão de uma graduação, mas não necessariamente em jornalismo. Também disse que o nível dos recém-chegados às redações é irregular, “há recém formados que chegam praticamente prontos à redação, e há focas com deficiências básicas em relação a conceitos fundamentais do jornalismo”. Quanto aos novos profissionais que chegam para atuar em webjornalismo, o jornalista afirma que “felizmente, as novas gerações chegam familiarizadas com a Internet”.

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