quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Hélio Campos Mello participa de painel sobre reportagem


Na noite desta terça-feira, 23, a Universidade Metodista de São Paulo trouxe para o 4° Encontro de Jornalismo dois grandes nomes da área: Ricardo Kotscho e Hélio Campos Mello. O tema do painel foi “Reportagem X Informação em tempo real”.

O jornalista e fotógrafo Hélio Campos Mello descreveu o interesse pela profissão como uma forma de se aventurar e ainda falou sobre sua experiência de ser correspondente de guerra. “Eu achava uma coisa emocionante. Queria ir para o Vietnã”. Hélio cobriu a invasão americana ao Panamá e a Guerra do Golfo. Ele contou ainda que quando foi para a Guerra do Golfo sua mala pesava 75 quilos, sendo quase tudo equipamento de trabalho. No Encontro, destacou: “Hoje com a tecnologia tudo mudou. Com um notebook, uma câmera e um celular é possível fazer uma cobertura”.

Atualmente, diretor responsável da revista Brasileiros, ele contou ainda que trabalhou em diversos veículos de comunicação, entre eles as revistas Veja e IstoÉ, na qual permaneceu por 12 anos. Ele também trabalhou ao lado de Mino Carta. “Ele é um cara de personalidade forte. Aprendi muito com ele”.

Sobre a Brasileiros, o convidado explicou que a publicação respeita a linguagem do repórter e foge do eixo Rio - São Paulo - Brasília. De acordo com ele, o veículo valoriza as boas notícias do país “com mais espaço para textos e fotos e destaque para o trabalho da dupla repórter-fotógrafo”.

Perguntado por uma aluna presente no Encontro sobre a alienação do jovem brasileiro comentada pela mídia, Hélio Campos Melo declarou que não concorda com a suposição, que apenas acredita que os mais novos “têm suas queixas, mas vivem a época deles”.

Um assunto muito abordado foi a questão do exercício da profissão de repórter por não-diplomados. Mello disse acreditar na “méritocracia”. “Se o cara é bom ele deve escrever.” Ele falou também que só um diploma não basta, que o jornalista deve ter, além de diploma, talento.

Texto
Bruna Conde, Alinne Coviello, Camila Monroe, Bruna Cortez e Maressa Fernandes

Nenhum comentário: