terça-feira, 30 de setembro de 2008

Jornalismo Participativo é tema da última palestra do 7º Encontro de Jornalismo

A última palestra do 4º Encontro de Jornalismo realizado pela Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Metodista trouxe profissionais que se destacam na área, como Ana Lúcia Araújo do site Limão, do grupo Estado, Margot Pavan do grupo Abril, Ricardo Fotios, professor da FAJORP e integrante do UOL e Camila Escudero, também professora da FAJORP que foi a moderadora do evento. O tema dessa palestra foi Jornalismo Participativo que envolve sites de relacionamento e salas de bate-papo.

Os alunos de todos os cursos da FAJORP foram convidados a participar do evento. Um dele é Eduardo de Oliveira Ribeiro que está no sexto semestre de Relações Públicas. Ele conta que achou muito boa a iniciativa de tratar desses temas da área do jornalismo com profissionais renomados. Em relação a sites de relacionamento, Eduardo afirma “Eu utilizo poucos. O que eu mais acesso é o Orkut. É importante ter sites assim pois são os novos meios de diálogo e hoje toda área de comunicação usa esses sites como uma ferramenta de relacionamento com o público”.

Outra aluna que participou dessa última noite do evento foi Mariana Espósito (foto) que cursa o 3º semestre de jornalismo. Ela diz ter gostado da palestras porque muitos pontos sobre jornalismo participativo que não estavam claros para ela foram esclarecidos. A estudante do 4º semestre de jornalismo, Jéssica Brizzante afirma que as palestras foram muito importantes para os futuros profissionais “vejo essa iniciativa como um exemplo tanto para aqueles que estão entrando no mercado de trabalho, quanto para aqueles que já estão nele. É uma oportunidade de proporcionar para os alunos um contato direto com os profissionais mais renomados que estão no mercado”, completa Jéssica. Ela também diz não entrar muito em salas de bate-papo pois prefere navegar pelos sites de notícias.

Entre a platéia do evento estava o coordenador do curso de Jornalismo da Metodista Rodolfo Carlos Martino (foto) que diz que essa foi uma experiência única para todos da FAJORP. “Nesse ano teve mais adrenalina. Ao vivo tudo pode acontecer. Estou muito feliz e quero levar essa experiência para outras escolas. Isso é uma porta que se abre para os alunos”, diz o coordenador”. “O melhor desse encontros, foi a diversidade desses profissionais que participaram dos painéis. Os alunos puderam comparar. É um bom caminho e vocês estão só começando”, conclui o professor.

Equipe de reportagem: Carolina Garcia, Giovana Fioratti, Juliana Artur do Nascimento, Letícia Genésio, Mariana Cardoso

Nenhum comentário: