terça-feira, 30 de setembro de 2008

Interatividade e participação no jornalismo



O encerramento do 7º Encontro de Jornalismo, na noite de quarta-feira (24), teve como tema o jornalismo participativo. A palestra foi mediada pela professora Camila Escudeiro, da FAJORP, e foram recebidos os seguintes convidados: Ana Lúcia Araújo, do site Limão/Grupo Estado, Margot Pavan, da Abril.com e Ricardo Fotios, gerente geral do UOL e professor da Universidade.

A questão da ação cada vez mais participativa do público nos meios de comunicação, ajudando, opinando e até mesmo corrigindo, foi discutida amplamente pelos palestrantes. No inicio do encontro Margot Pavan falou sobre os princípios do UOL, as salas de bate papo, e o que mais chamava a atenção, que era exatamente a sensação de falar com alguém desconhecido.

Margot, que também é coordenadora de conteúdo do “Second Life”, do IG, comentou sobre o jogo: “é um ambiente virtual onde as pessoas recriam a realidade”.

Ana Lucia Araújo defendeu a identificação dos usuários em fóruns e tomou com exemplo o portal Limão, onde cada usuário tem que obrigatoriamente cadastrar seu CPF antes de participar de discussões. "Se você tem algo realmente relevante para dizer, não tem porque não se identificar",

Fotios negou a idéia de que a participação dos usuários resultará na diminuição do espaço para o jornalista. “Se não houver jornalista não existe jornalismo participativo (...) O público não é inimigo do jornalista, é amigo”, disse. Ainda considerou que “a interação com o público é ótima. Tem sempre uma pauta”.

DIVERSIDADE

Sobre o encontro, Rodolfo Martino, coordenador do curso de jornalismo, considerou que a diversidade de profissionais foi o mais relevante. Teve grande destaque a participação de Paulo Henrique Amorim, “fechando questões e derrubando muro”, conforme pontuou Martino, e do jornalista Laurentino Gomes, que “vendeu mais de 40.000 exemplares [do livro 1808] e que, apesar da experiência, mantém ainda muita expectativa com a profissão”, afirmou o coordenador.

Ao público presente ficou a mensagem de que o jornalista deve ter conteúdo, mas também deve saber ouvir seus leitores e promover a interação, mantendo o “papel de servidor público”, conforme ressaltou Fotios.

Equipe de reportagem: Antonio Galvão, Caio César, Carla Gragnani, Jonathan Alcalá, Marina Schimidt, Renan de Souza e Ricardo Sturk

Nenhum comentário: