quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Painel reúne jornalistas da revista 'Brasileiros'


O jornalista Ricardo Kotscho participou da segunda noite do 4° Encontro de Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo, nesta última terça (23). O evento tem como tema os 200 Anos de Imprensa no Brasil e jornalistas foram convidados a participar dando palestras sobre a profissão.

Na Universidade, Kotscho afirmou não existir neutralidade jornalística nos grandes meios de comunicação de massa. “O ser humano não é neutro. O que você tem que ser é honesto”, afirmou. Quando questionado sobre qual atividade era mais satisfatória, a assessoria de imprensa ou a profissão de repórter, Kotscho declarou que sua verdadeira vocação é fazer reportagens.

Atualmente, o jornalista trabalha na Revista Brasileiros, junto com Hélio Campos Mello, que também esteve presente na palestra desta terça. A revista tem tiragem mensal e já esta na 14ª edição. “Não temos público alvo específico. Tratamos de reportagens variadas”, disse Kotscho.

Durante a palestra, Ricardo Kotscho discutiu temas como a influência dos blogs no jornalismo atual, o contexto da ditadura militar e sua interferência no quadro jornalístico da época.

Ricardo Kotscho é um dos mais influentes jornalistas brasileiros. Ganhou quatro vezes o Prêmio Esso de Jornalismo e trabalhou em diversos veículos, como a Folha de São Paulo, O Estadão, SBT, Gazeta, TV Bandeirantes, entre outros. Em 2003, assumiu a Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência no governo Lula.

Texto
Alex Lourenço, Ana Carolina Dellabarba, Daiana Cheis e Diego Guimarães

Nenhum comentário: