quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Desafios do web jornalismo

O público que assistiu às palestras na manhã da última quarta-feira, 24, na Universidade Metodista foi composto por estudantes e professores de comunicação, sendo na maioria do curso de jornalismo. Os alunos consideraram o evento importante para esclarecer dúvidas sobre o web jornalismo. O painel debateu os desafios do jornalismo online e proporcionou uma conjetura mais nítida sobre o tema.

Claudia Cordeiro Rocha, 19, disse que a palestra esclareceu o funcionamento de uma redação para o jornalismo online. A aluna do 2º semestre de jornalismo ressaltou o preconceito que há em relação ao jornalismo praticado na Internet. Segundo ela, as perguntas da platéia foram repetitivas, isso impossibilitou o desenvolvimento dos temas.
Mariana Espósito, 20, estudante do 3º semestre de jornalismo, citou que os pontos mais interessantes do evento foram as discussões sobre a oportunidade que a internet oferece na parte de inovação e criatividade.

Thaís Mattos, 20, aluna do 4° semestre de Relações Públicas, contou que a palestra esclareceu uma dúvida de todos os profissionais de sua área, que é o uso do texto jornalístico e a interação com as diversas mídias na produção de materiais institucionais. Destacou o momento em que Rodrigo Flores, gerente de notícias do portal UOL, comentou que o jornalismo não deixa de ser jornalismo por ser online.

Para Cynthia Tavares, 17, 2º semestre de jornalismo, que já trabalha com o formato online, a palestra serviu principalmente para aumentar seus conhecimentos em relação a esta mídia. Disse que gostou muito de conhecer os palestrantes. "É muito bom ouvir dois dos maiores profissionais de multimídia no Brasil contando qual o perfil de jornalistas que os portais contratam", afirma Cynthia.

Juliana Omena, 21, estudante do 7º semestre de jornalismo, disse que uma das coisas que mais gostou na palestra foi que o tema "jornalismo participativo" foi muito bem explorado pelos dois jornalistas. "Se você pensar, é impossível falar de jornalismo digital no Brasil e descartar a importância das redes sociais...", comentou Juliana.



Reportagem e texto: Anderson Figo, Fabrício Cortinove, Lidia Wenhryniwskyj, Monique Abrantes, Nívia de Souza, Patrícia Macedo, Renan Vieira, Richard Pereira, Tatiana Brandão.
Fotografia: Álvaro Perazzoli e Tiago Silva.

Nenhum comentário: